Pular para o conteúdo principal

EDUCAÇÃO DE PAIS


Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.
Deuteronômio 6.6-8


“Educar os filhos é responsabilidade dos pais, que devem criá-los na disciplina e admoestação do Senhor, nutrindo e dando o carinho necessário alimentando-os com a palavra de Deus, da infância à maturidade”. Entretanto muitos pais têm deixado esse encargo PARA outras pessoas e inclusive a igreja.

A formação da personalidade e caráter dos filhos é função prioritária dos pais. O caráter não é herdado, é formado, e tanto a masculinidade dos meninos quanto a feminilidade madura das meninas, deve ser desenvolvida por pais maduros também. Desde bem cedo as crianças sofrem a influência do lar, da escola, da igreja e da comunidade com que se relaciona. Aos pais cabe aplicar a disciplina através da palavra de Deus a fim de formar em seu filho(a) um caráter verdadeiramente cristão. A palavra disciplina vem da palavra discípulo, significa - pessoa que segue os ensinamentos de um mestre e é impossível ensinar de fato se não houver um caminhar junto para que dia-a-dia o ensino ocorra de vida para vida.

É comum querermos que nossos filhos façam algo que nós mesmos não praticamos. Chamamos a atenção quando não fazem o que ensinamos, porém pelo exemplo que damos, mostramos que o mesmo ensino não é praticado por nós. A influência espiritual dos pais é fundamental para levar os filhos a Cristo, pelo exemplo de fé e obediência a Deus. (1 Co 7.14). Como exigir que o menino trate bem a sua mãe e outras mulheres se seu pai não expressa amor e respeito pela esposa? Como esperar que a menina respeite sua mãe se ela não respeita ao seu marido? Nossos filhos poderão não entender o que falamos, mas certamente aprenderão a fazer o que fazemos.

Muitos de nós somos tão educados com as pessoas que não são do lar, mas terrivelmente rudes com os filhos, esposas e maridos. O ensino pelo amor é algo que necessitamos exercitar diariamente para que nossos filhos sejam edificados sobre o firme fundamento do evangelho. Em Ef 6.4 encontramos orientação para educar os filhos com amor; produzindo neles a consciência de que o pai corrige o filho a quem ama, e que o faz em obediência a mandamento divino. De acordo com Deus não devemos provocá-los à ira, sendo extremamente pesados com cobranças que não podem suportar. Criá-los na disciplina e admoestação do Senhor, sem condescender com seus erros é algo que não se faz de maneira distraída e sem gastar tempo. Essa é uma prática que demanda tempo e paciência dos pais, ensinando o que é útil para esta vida e proveitoso para a eternidade.

É tarefa dos pais exercerem pessoalmente a função que é delegada por Deus. A igreja deve ter a disposição e a responsabilidade de orientar e auxiliar na educação das crianças, mas esta não é uma responsabilidade da igreja e sim dos pais que são constituídos por Deus para pessoalmente criarem os filhos na doutrina e admoestação do Senhor. É uma grande responsabilidade e também um grande privilégio ver os filhos crescerem e amadurecerem num real relacionamento com Deus. (Dt 6.7). Desprezar ou negligenciar o ensino pessoal aos filhos poderá trazer péssimas conseqüências para toda a família.

Infelizmente, por causa da influencia da sociedade consumista, muitos pais e mães tem erroneamente delegado essa função a empregadas, babás, escolas e igreja. Pais têm acreditado que mais importante é dar “coisas boas” aos seus filhos ao invés de nutri-los com um relacionamento verdadeiro e maduro; são complacentes e sem limites nítidos para os filhos. Esse novo conceito social tem gerado filhos carentes, inseguros, liberais, frágeis emocionalmente e a procura no mundo de algo que possa satisfazer-lhes a alma.

Muitos pais têm criado os filhos baseados em conceitos criados por psicólogos e psiquiatras. Pessoas que tem criado teorias baseados numa concepção mundana e não segundo as Escrituras. É necessário que todo o conceito educacional para nossos filhos venha das Escrituras Sagradas. Ensinar os filhos com base nas verdades bíblicas é o princípio sagrado para que aprendam desde cedo, que Cristo é o tudo de Deus para a salvação pela graça e que nEle todo o que crê tem plena aceitação. Desde cedo precisam aprender que nascemos separados de Deus por causa do pecado e que somente Jesus Cristo é suficientemente capaz para nos perdoar plenamente e nos regenerar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você Já Nasceu de Novo? Parte 1

Você Já Nasceu de Novo? por J.C. Ryle Esta é uma das questões mais importantes do cristianismo. Jesus mesmo disse: “ Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus ” (Jo 3.3). Não é suficiente responder: “Eu pertenço a uma igreja cristã; portanto, suponho que já nasci de novo”. Milhões de cristãos nominais não manifestam nenhuma das características e sinais de serem pessoas nascidas de novo, os sinais e características que as Escrituras nos apresentam. Você gostaria de conhecer as marcas distintivas e as características de alguém que nasceu de novo? Preste atenção; eu as mostrarei utilizando a Primeira Carta de João. Primeiramente, João afirma: “ Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado… todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado ” (1 Jo 3.9; 5.18). Uma pessoa nascida de novo, ou seja, regenerada, não comete o pecado como um hábito. Não peca mais com seu coração, sua vontade e toda a sua inclinação natural, como o
  A intimidade do Senhor... A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança. Salmo 25.14 Lendo a Bíblia encontramos do começo ao fim orações e conversas com Deus. A oração é a maneira de nos comunicarmos com Deus, crendo que Ele nos ouve e deseja essa comunhão conosco. No entanto, com o avanço da tecnologia, o acúmulo de atividades e nosso pragmatismo, corremos o risco de passarmos o dia inteiro sem desejar que a vontade de Deus seja feita em cada área de nossas vidas. As tecnologias podem consumir nossa atenção; muitas atividades, podem consumir nosso tempo; o pragmatismo, pode consumir nossa fé e a comunhão com Deus, quando conseguimos resolver nossos problemas ou não temos grandes necessidades. É muito fácil sermos teóricos ou apenas técnicos a respeito da oração. Podemos obter muitas informações bíblicas e isso não significar nada em nossa fé e prática cristã. Nossas reações podem ser desesperadoras em tempos de aflição e descuidadas

COMO UM HOMEM PECADOR PODE APROXIMAR-SE DE DEUS QUE É TOTALMENTE SANTO? (1)

Nenhuma pessoa em seu estado mental saudável, entrará na jaula de um leão faminto sem o entendimento que será devorado. Será inevitável sua morte, mesmo que sua intenção seja a das melhores. De maneira semelhante, podemos considerar a morte certa de um pecador que tentar ficar na presença de Deus que é santo, mesmo tentando ser o melhor ser humano possível. Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá. Êxodo 33:20. A Bíblia nos diz que não há nenhum justo sequer na face da terra. Do céu olha o SENHOR para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. Salmos 14:2-3. O apóstolo Paulo diz na carta aos Romanos: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus. Romanos 3:10-11. Do homem sob a condenação do pecado e destinado a morte, a Bíblia diz: Por que haveis de ainda ser feridos, visto que continuais