Pular para o conteúdo principal

O ESPÍRITO DO ANTI-CRISTO

Por: Tomaz Germanovix

E todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo. 1 João 4:3.


Todos nós já ouvimos mensagens a respeito do anticristo que haverá de se manifestar neste mundo. De modo claro, as Escrituras sagradas ensinam que este iníquo antecederá à gloriosa vinda do Senhor Jesus: Irmãos, no que diz respeito à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com Ele, nós vos exortamos a que não vos demovais da vossa mente, com facilidade, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como se procedesse de nós, supondo tenha chegado o Dia do Senhor. Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniqüidade, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo que se chama Deus ou é objeto de culto, a ponto de assentar-se no santuário de Deus, ostentando-se como se fosse o próprio Deus. 2 Tessalonicenses 2:1-4.

Observemos que segundo o texto acima, duas coisas precederiam a vinda do Senhor: a apostasia e a revelação do anticristo. O anticristo é um homem, um personagem real e, segundo muitos estudiosos, ele já nasceu e se encontra em algum lugar nesta terra. A Bíblia mostra que este homem da iniqüidade executará o seu plano pelo poder de satanás: Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos. 2 Tessalonicenses 2:9-10.

Não só os seus feitos são anunciados pelas Escrituras, mas também temos o registro bíblico a respeito da própria destruição deste homem maligno: Então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda. 2 Tessalonicenses 2:8.

Enfatizamos que a manifestação do homem da perdição só se dará no tempo determinado por Deus. Quanto a este assunto, muitos irmãos crêem que o anticristo está sendo detido por causa da presença do Espírito Santo: E, agora, sabeis o que o detém, para que ele seja revelado somente em ocasião própria. Com efeito, o mistério da iniqüidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém. 2 Tessalonicenses 2:6-7.

Inspirado por satanás, o anticristo tomado de toda astúcia, ganhará o coração desta humanidade que o seguirá livremente. Como já lemos anteriormente, no tempo devido, este homem da iniqüidade se assentará no santuário de Deus e exigirá a adoração de todos os seus incautos súditos.

Para alcançar o seu intento de governar e controlar este mundo, o anticristo lançará mão de todos os recursos necessários. Um deles está descrito em Apocalipse 13:16-17: A todos, os pequenos e os grandes, os ricos e os pobres, os livres e os escravos, faz que lhes seja dada certa marca sobre a mão direita ou sobre a fronte, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca, o nome da besta ou o número do seu nome. O que seria esta marca sobre a mão direita ou sobre a fronte?

De um modo geral, os estudiosos concordam que esta marca está relacionada com o implante de um microchip sobre a mão direita ou a fronte do indivíduo. Consequentemente, todos os “chipados” seriam totalmente controlados pelo sistema do anticristo. De fato, conforme o texto lido, não podemos descartar essa possibilidade. Aliás, é exatamente esta a mensagem que comumente pregamos e ouvimos.

No entanto, gostaria de considerar um pensamento do irmão David W. Dyer. Em seu livro de nome “Anticristo”, este irmão tem uma argumentação tremendamente plausível sobre a marca da besta. Segundo ele, ... a outra palavra traduzida como marca é CHARAGMA. Esta palavra significa... “um selo” ou “impressão”. Essa palavra se refere à forma que é deixada na cera quente depois que um selo ou carimbo foi comprimido sobre ela. É dessa palavra grega que nós obtemos a palavra para “caráter”... . Portanto, podemos concluir disso que a marca da besta não é simplesmente uma tatuagem ou sinal. É algo que está diretamente relacionado à maneira como pensamos, à formação do nosso pensamento ou caráter.

Ele continua dizendo que, aceitar essa marca significará que nós escolhemos adaptar o nosso modo de pensar ao do anticristo. Nós teremos, devido à pressão exercida sobre nós, modificado o nosso caráter para ajustá-lo à impressão da besta. Nós escolheremos mudar a nossa maneira de pensar para conformá-la à sua imagem. Aceitar a marca da besta será aceitar a sua religião.

De acordo com o nosso texto base, o espírito do anticristo está em plena atividade neste mundo. Verdadeiramente há um anticristo, e este irá se manifestar no tempo oportuno. Mas as Escrituras ensinam que também há um espírito anticristo que está em plena atuação neste exato momento, conforme 2 Tessalonicenses 2:7, já citado: Com efeito, o mistério da iniqüidade já opera... .

O espírito anticristo está presente neste mundo e podemos detectar a sua ação em todas as partes. Todos os seguimentos da sociedade estão batizados neste terrível espírito maligno. Ele está tomando conta de corações em todos os cantos deste mundo, inclusive de muitos cristãos. No que se refere à “igreja”, como compreender a grande apostasia que se aproxima? Muitas “igrejas” que outrora eram sustentadas por verdades fundamentais das Escrituras, hoje se encontram totalmente rendidas aos ensinos deste espírito enganador. Pouco a pouco, comunidades inteiras vão se rendendo aos encantos do espírito da serpente. Se não forem despertadas urgentemente, logo se encontrarão da ladeira da apostasia.

O espírito anticristo tem se apoderado de muitos líderes cristãos, e estes têm transformado a santa palavra de Deus num mero livro de consultas psicoterapêuticas, busca de prosperidade terrena e auto realização. Sem contar que muitos seminários e teólogos contemporâneos não crêem que a Bíblia é a palavra de Deus.

Damos muitas graças ao Senhor, pois há aqueles que são fiéis à visão celestial recebida, no entanto, uma grande parte dos líderes evangélicos se preocupa mais em arrancar a lã das ovelhas do que apascentá-las à luz da verdade. Hoje em dia, são raras as mensagens que falam sobre a necessidade de se viver uma vida santa, separada deste mundo. Não se ouve mais o clamor contra o pecado e nem uma convocação ao povo de Deus para se arrepender de seus maus caminhos. Onde estão as vidas consagradas que amam a Deus sobre todas as coisas e odeiam o pecado?

A repreensão dada por Deus aos sacerdotes corruptos do tempo de Oséias precisa ser considerada como um alerta solene para todos nós: O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos. Oséias 4:6.

O que os pregadores modernos farão quando estiverem diante do Todo poderoso? Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança; eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo. Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo. Hebreus 10:30-31.

Será que estamos percebendo que Deus está sendo banido da presente sociedade? Temos observado que os homens não querem mais a presença do Altíssimo em suas vidas e negócios. Como Deus é visto nas universidades, escolas, na política, economia, nas novas leis que estão sendo aprovadas, no lazer, etc... ? O Todo poderoso tem sido relegado para um plano inferior. A sociedade está banindo Deus de sua vida. Tristemente, o Criador é tido como um intruso nesta humanidade. O que é isto senão uma preparação para um encontro futuro com o homem da iniqüidade?

E o mais entristecedor de tudo isto é que muitos cristãos se tornaram instrumentos passivos deste plano diabólico. Como pode ser isto? Amor ao mundo, vícios, bebedeiras, músicas escancaradamente sensuais, luxúria, divórcio, mentira, amargura, falta de perdão, julgamento, fofoca..., tudo isto tem sido parte da rotina de muitos que professam o novo nascimento. No entanto, estes ignoram o triste fato de que estão sendo governados pelo espírito do anticristo. Estas pobres almas se tornam seres melancólicos, negligentes, murmuradores e infrutíferos. Atentemos para a repreensão do Senhor: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca. Apocalipse 3:15-16.

É óbvio que o anticristo, na sua estratégia de dominar o mundo, não aparecerá subitamente. Agora mesmo, há um espírito anticristo agindo de modo misterioso em muitos corações. O que ele está fazendo? Preparando os incautos para o dia da revelação do homem da iniqüidade. A corrente de seus seguidores cada vez aumenta mais. Não irá demorar muito para que toda a humanidade esteja preparada para aquele terrível encontro, e por mais incrível que pareça, muitos que professam a regeneração darão as boas vindas ao inimigo do verdadeiro Cristo.

Mediante todo este cenário de engodo, qual tem sido o teu papel em tudo isto? Cuidado! Todos nós estamos sujeitos a sermos enganados por este maléfico espírito. Qual deve ser o posicionamento da Igreja do Senhor nestes tempos finais? Está na hora da Igreja de Cristo acordar de seu sono. Precisamos que Deus nos envie um espírito de arrependimento. Quando formos visitados pelo Espírito Santo, e que isto seja breve, cairemos sobre os nossos rostos e prantearemos por causa dos nossos pecados, em seguida, nos prostraremos em verdadeira adoração aos pés do Senhor.

Irmãos, confessemos diante do Senhor o nosso pecado de mornidão, indiferença, falta de temor e tantos outros. Busquemos a Sua face com sinceridade, e Ele por sua graça, há de nos ouvir. Oremos para que Deus envie um avivamento de santidade no meio de seu povo. Que o nosso coração seja plenamente conquistado por Cristo. Que Ele também nos dê um espírito de arrebatamento, para que possamos, a cada instante, estar ansiando pela volta do Amado de nossa alma! Você está pronto para se encontrar com o seu Senhor?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você Já Nasceu de Novo? Parte 1

Você Já Nasceu de Novo? por J.C. Ryle Esta é uma das questões mais importantes do cristianismo. Jesus mesmo disse: “ Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus ” (Jo 3.3). Não é suficiente responder: “Eu pertenço a uma igreja cristã; portanto, suponho que já nasci de novo”. Milhões de cristãos nominais não manifestam nenhuma das características e sinais de serem pessoas nascidas de novo, os sinais e características que as Escrituras nos apresentam. Você gostaria de conhecer as marcas distintivas e as características de alguém que nasceu de novo? Preste atenção; eu as mostrarei utilizando a Primeira Carta de João. Primeiramente, João afirma: “ Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado… todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado ” (1 Jo 3.9; 5.18). Uma pessoa nascida de novo, ou seja, regenerada, não comete o pecado como um hábito. Não peca mais com seu coração, sua vontade e toda a sua inclinação natural, como o
  A intimidade do Senhor... A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança. Salmo 25.14 Lendo a Bíblia encontramos do começo ao fim orações e conversas com Deus. A oração é a maneira de nos comunicarmos com Deus, crendo que Ele nos ouve e deseja essa comunhão conosco. No entanto, com o avanço da tecnologia, o acúmulo de atividades e nosso pragmatismo, corremos o risco de passarmos o dia inteiro sem desejar que a vontade de Deus seja feita em cada área de nossas vidas. As tecnologias podem consumir nossa atenção; muitas atividades, podem consumir nosso tempo; o pragmatismo, pode consumir nossa fé e a comunhão com Deus, quando conseguimos resolver nossos problemas ou não temos grandes necessidades. É muito fácil sermos teóricos ou apenas técnicos a respeito da oração. Podemos obter muitas informações bíblicas e isso não significar nada em nossa fé e prática cristã. Nossas reações podem ser desesperadoras em tempos de aflição e descuidadas

COMO UM HOMEM PECADOR PODE APROXIMAR-SE DE DEUS QUE É TOTALMENTE SANTO? (1)

Nenhuma pessoa em seu estado mental saudável, entrará na jaula de um leão faminto sem o entendimento que será devorado. Será inevitável sua morte, mesmo que sua intenção seja a das melhores. De maneira semelhante, podemos considerar a morte certa de um pecador que tentar ficar na presença de Deus que é santo, mesmo tentando ser o melhor ser humano possível. Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá. Êxodo 33:20. A Bíblia nos diz que não há nenhum justo sequer na face da terra. Do céu olha o SENHOR para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. Salmos 14:2-3. O apóstolo Paulo diz na carta aos Romanos: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus. Romanos 3:10-11. Do homem sob a condenação do pecado e destinado a morte, a Bíblia diz: Por que haveis de ainda ser feridos, visto que continuais