Pular para o conteúdo principal

A VISÃO DE DEUS PARA A SUA IGREJA


Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra. Atos 1.8.
Após sua morte e ressurreição, Jesus Cristo reuniu seus discípulos e lhes deu o mandamento mais importante, que conhecemos como “A Grande Comissão”. Esta ordem aparece nos quatro evangelhos e no livro de Atos, no texto acima, que entendo ser a visão que Deus tem para a Igreja.


1. O Poder Para Realizar a Visão.

Antes de apresentar a ordem Jesus Cristo deixou claro que a capacitação para executa-la vem da presença do Espírito Santo em nossas vidas. Ele disse: “Receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês”. Este poder não é humano, nem vem de autoridades humanas, mas é o poder do alto, que vem do próprio Deus. Muitos de nós pensamos que o poder deve ser apenas para os pastores e missionários, mas de acordo com a Bíblia ele está disponível para qualquer crente que queira servir ao Senhor. O Poder do Espírito Santo nos capacita para ter uma vida bonita cheia do seu fruto (Gálatas 5.22) e também confere à nossa palavra uma autoridade e poder que toca no coração das pessoas para que tenham convicção de pecado e reconheçam que precisam do Salvador.



2. O Cerne da Visão.

Jesus disse que no Poder do Espírito Santo, somos suas testemunhas. Testemunha é alguém que viu um fato e pode relatá-lo a outros. Portanto, ser testemunha de Cristo significa dizer a outros o que Ele fez e está fazendo em nossas vidas. Isto implica que todo aquele que teve uma experiência pessoal com Cristo, automaticamente torna-se uma testemunha. Pena que não são todos os cristãos que reconhecem esta posição, e ficam dependendo de seus pastores e outros lideres para a obra de evangelização. Jesus Cristo quer que todos os seus seguidores sejam fieis testemunhas da sua realidade e poder.



3. Os Lugares Para Realizar a Visão .

Uma das partes do texto de Atos 1.8 que eu mais gosto é esta, onde Cristo apresenta os quatro lugares para a igreja realizar o projeto: “Jerusalém, Judéia, Samaria e Confins da Terra”. Eu gosto porque deixa bem claro que a igreja deve ser um agente transformador da sociedade tanto local, como globalmente. Jerusalém era a cidade onde os discípulos estavam com Jesus Cristo, portanto a nossa cidade é o alvo do nosso ministério. Judéia era o estado que tinha Jerusalém como capital. Isto implica que o nosso Estado deve ser influenciado por nossa igreja. Samaria era uma região ao norte, e podemos designar o Brasil como a nossa Samaria. Os Confins da Terra deixam claro que o evangelho deve ser comunicado a todas as nações do globo terrestre. A igreja, então, deve ter planos claros para alcançar estas quatro regiões. A visão que Deus tem para sua igreja é ampla e bem definida.



4. Quando Realizar a Visão.

O Senhor Jesus deixou bem claro para seus discípulos que a atuação da igreja deve ser simultânea nas quatro regiões. Alguns pensam que devem alcançar primeiramente seu bairro ou sua cidade para depois pensar em outras localidades. Mas isto não funciona assim. No texto de Atos aparecem as palavras “tanto em...”; “como em...”; “e...”; “e até.”. No texto original, antes da palavra Jerusalém, aparece a palavra grega “te” que significa “ambas”. Isto traz claramente a idéia de simultaneidade, ou seja ao mesmo tempo devemos focalizar nossos esforços na nossa cidade, estado, Brasil e mundo. Você deve louvar a Deus porque os missionários americanos e europeus há aproximadamente cem anos atrás, não tinham a idéia de evangelizar somente sua cidade. Eles deixaram famílias e seu conforto para vir ao Brasil e trazer-nos a mensagem do evangelho. Agora é a nossa vez de levar a outros povos a mensagem de Cristo.



5. Como Realizar a Visão.

A melhor forma de realizar este projeto de Deus é conscientizar cada crente de que ele é um missionário. Se não for a outros paises ou regiões trabalhar lá, o crente fica na cidade e é um missionário no seu trabalho, escola, vizinhança, etc., alcançando as pessoas de seu contacto. Se você é crente, é um missionário. Alguns receberão um chamado para ir a outras partes do mundo e a igreja deve apóia-los e envia-los.

Além deste fato de cada membro ser um missionário, devemos também orar pela obra missionária. Todos os membros orando pelos missionários, pelas regiões ainda não alcançadas com o evangelho, e pelos paises para que o mundo todo conheça a salvação em Cristo.

Finalmente todos devem contribuir financeiramente para o sustento e avanço da obra missionária. De tudo aquilo que Deus tem lhe dado, você deve separar uma parte para investir na causa de Cristo.

A Igreja é o instrumento de Deus para levar o evangelho a todas as nações. A igreja sou eu e você, portanto temos uma grande responsabilidade e devemos corresponder ao chamado que Jesus nos confere.

Coloque sua vida, dons, talentos e bens à disposição de Deus e você fará sua parte na evangelização do mundo. Minha oração é para que Deus levante igrejas fortes e comprometidas com a salvação dos perdidos. Faça sua parte.

Pr Edson Queiroz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você Já Nasceu de Novo? Parte 1

Você Já Nasceu de Novo? por J.C. Ryle Esta é uma das questões mais importantes do cristianismo. Jesus mesmo disse: “ Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus ” (Jo 3.3). Não é suficiente responder: “Eu pertenço a uma igreja cristã; portanto, suponho que já nasci de novo”. Milhões de cristãos nominais não manifestam nenhuma das características e sinais de serem pessoas nascidas de novo, os sinais e características que as Escrituras nos apresentam. Você gostaria de conhecer as marcas distintivas e as características de alguém que nasceu de novo? Preste atenção; eu as mostrarei utilizando a Primeira Carta de João. Primeiramente, João afirma: “ Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado… todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado ” (1 Jo 3.9; 5.18). Uma pessoa nascida de novo, ou seja, regenerada, não comete o pecado como um hábito. Não peca mais com seu coração, sua vontade e toda a sua inclinação natural, como o
  A intimidade do Senhor... A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança. Salmo 25.14 Lendo a Bíblia encontramos do começo ao fim orações e conversas com Deus. A oração é a maneira de nos comunicarmos com Deus, crendo que Ele nos ouve e deseja essa comunhão conosco. No entanto, com o avanço da tecnologia, o acúmulo de atividades e nosso pragmatismo, corremos o risco de passarmos o dia inteiro sem desejar que a vontade de Deus seja feita em cada área de nossas vidas. As tecnologias podem consumir nossa atenção; muitas atividades, podem consumir nosso tempo; o pragmatismo, pode consumir nossa fé e a comunhão com Deus, quando conseguimos resolver nossos problemas ou não temos grandes necessidades. É muito fácil sermos teóricos ou apenas técnicos a respeito da oração. Podemos obter muitas informações bíblicas e isso não significar nada em nossa fé e prática cristã. Nossas reações podem ser desesperadoras em tempos de aflição e descuidadas

COMO UM HOMEM PECADOR PODE APROXIMAR-SE DE DEUS QUE É TOTALMENTE SANTO? (1)

Nenhuma pessoa em seu estado mental saudável, entrará na jaula de um leão faminto sem o entendimento que será devorado. Será inevitável sua morte, mesmo que sua intenção seja a das melhores. De maneira semelhante, podemos considerar a morte certa de um pecador que tentar ficar na presença de Deus que é santo, mesmo tentando ser o melhor ser humano possível. Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá. Êxodo 33:20. A Bíblia nos diz que não há nenhum justo sequer na face da terra. Do céu olha o SENHOR para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. Salmos 14:2-3. O apóstolo Paulo diz na carta aos Romanos: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus. Romanos 3:10-11. Do homem sob a condenação do pecado e destinado a morte, a Bíblia diz: Por que haveis de ainda ser feridos, visto que continuais