Pular para o conteúdo principal

A VISÃO DE DEUS PARA A SUA IGREJA


Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra. Atos 1.8.
Após sua morte e ressurreição, Jesus Cristo reuniu seus discípulos e lhes deu o mandamento mais importante, que conhecemos como “A Grande Comissão”. Esta ordem aparece nos quatro evangelhos e no livro de Atos, no texto acima, que entendo ser a visão que Deus tem para a Igreja.


1. O Poder Para Realizar a Visão.

Antes de apresentar a ordem Jesus Cristo deixou claro que a capacitação para executa-la vem da presença do Espírito Santo em nossas vidas. Ele disse: “Receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês”. Este poder não é humano, nem vem de autoridades humanas, mas é o poder do alto, que vem do próprio Deus. Muitos de nós pensamos que o poder deve ser apenas para os pastores e missionários, mas de acordo com a Bíblia ele está disponível para qualquer crente que queira servir ao Senhor. O Poder do Espírito Santo nos capacita para ter uma vida bonita cheia do seu fruto (Gálatas 5.22) e também confere à nossa palavra uma autoridade e poder que toca no coração das pessoas para que tenham convicção de pecado e reconheçam que precisam do Salvador.



2. O Cerne da Visão.

Jesus disse que no Poder do Espírito Santo, somos suas testemunhas. Testemunha é alguém que viu um fato e pode relatá-lo a outros. Portanto, ser testemunha de Cristo significa dizer a outros o que Ele fez e está fazendo em nossas vidas. Isto implica que todo aquele que teve uma experiência pessoal com Cristo, automaticamente torna-se uma testemunha. Pena que não são todos os cristãos que reconhecem esta posição, e ficam dependendo de seus pastores e outros lideres para a obra de evangelização. Jesus Cristo quer que todos os seus seguidores sejam fieis testemunhas da sua realidade e poder.



3. Os Lugares Para Realizar a Visão .

Uma das partes do texto de Atos 1.8 que eu mais gosto é esta, onde Cristo apresenta os quatro lugares para a igreja realizar o projeto: “Jerusalém, Judéia, Samaria e Confins da Terra”. Eu gosto porque deixa bem claro que a igreja deve ser um agente transformador da sociedade tanto local, como globalmente. Jerusalém era a cidade onde os discípulos estavam com Jesus Cristo, portanto a nossa cidade é o alvo do nosso ministério. Judéia era o estado que tinha Jerusalém como capital. Isto implica que o nosso Estado deve ser influenciado por nossa igreja. Samaria era uma região ao norte, e podemos designar o Brasil como a nossa Samaria. Os Confins da Terra deixam claro que o evangelho deve ser comunicado a todas as nações do globo terrestre. A igreja, então, deve ter planos claros para alcançar estas quatro regiões. A visão que Deus tem para sua igreja é ampla e bem definida.



4. Quando Realizar a Visão.

O Senhor Jesus deixou bem claro para seus discípulos que a atuação da igreja deve ser simultânea nas quatro regiões. Alguns pensam que devem alcançar primeiramente seu bairro ou sua cidade para depois pensar em outras localidades. Mas isto não funciona assim. No texto de Atos aparecem as palavras “tanto em...”; “como em...”; “e...”; “e até.”. No texto original, antes da palavra Jerusalém, aparece a palavra grega “te” que significa “ambas”. Isto traz claramente a idéia de simultaneidade, ou seja ao mesmo tempo devemos focalizar nossos esforços na nossa cidade, estado, Brasil e mundo. Você deve louvar a Deus porque os missionários americanos e europeus há aproximadamente cem anos atrás, não tinham a idéia de evangelizar somente sua cidade. Eles deixaram famílias e seu conforto para vir ao Brasil e trazer-nos a mensagem do evangelho. Agora é a nossa vez de levar a outros povos a mensagem de Cristo.



5. Como Realizar a Visão.

A melhor forma de realizar este projeto de Deus é conscientizar cada crente de que ele é um missionário. Se não for a outros paises ou regiões trabalhar lá, o crente fica na cidade e é um missionário no seu trabalho, escola, vizinhança, etc., alcançando as pessoas de seu contacto. Se você é crente, é um missionário. Alguns receberão um chamado para ir a outras partes do mundo e a igreja deve apóia-los e envia-los.

Além deste fato de cada membro ser um missionário, devemos também orar pela obra missionária. Todos os membros orando pelos missionários, pelas regiões ainda não alcançadas com o evangelho, e pelos paises para que o mundo todo conheça a salvação em Cristo.

Finalmente todos devem contribuir financeiramente para o sustento e avanço da obra missionária. De tudo aquilo que Deus tem lhe dado, você deve separar uma parte para investir na causa de Cristo.

A Igreja é o instrumento de Deus para levar o evangelho a todas as nações. A igreja sou eu e você, portanto temos uma grande responsabilidade e devemos corresponder ao chamado que Jesus nos confere.

Coloque sua vida, dons, talentos e bens à disposição de Deus e você fará sua parte na evangelização do mundo. Minha oração é para que Deus levante igrejas fortes e comprometidas com a salvação dos perdidos. Faça sua parte.

Pr Edson Queiroz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIVENDO O EVANGELHO DIA-A-DIA!

Aquele que diz que está nele também deve andar como ele andou. 1 João 2:6. Porque muitas pessoas que se dizem evangélicas dão tão mau testemunho cristão? Ser chamado de evangélico há alguns anos atrás era uma classificação que socialmente, tinha uma característica por um lado antiquada em se tratando do tipo de roupa que a pessoa usava, e por outro, trazia o significado de uma pessoa honesta e correta nos seus negócios. Atualmente aqui no Brasil, ser evangélico é um “status” que está na moda. Constantemente os termos “evangélico” e “cristão” são confundidos. O termo “evangélico” está ligado ao evangelho, boas novas de salvação, porém não expressa o caráter de uma pessoa, mas uma classificação religiosa assim como protestante, católico e etc. O evangelho sim, está ligado com a cruz, morte para o pecado e vida nova em Jesus Cristo. No entanto o termo “cristão” está diretamente ligado ao caráter de alguém. Veja o seguinte texto: E, por todo um ano, se reuniram naquela igreja e ensinaram n...

O BARCO FURADO DA JUSTIÇA PRÓPRIA

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno. Salmos 139:23-24 Esta é uma declaração muito honesta de uma nova criatura que está sendo tratada pela obra da cruz de Cristo. Caracteriza alguém que sendo impactado pelo caráter de Cristo reconhece em si, sua inadequação, finitude e carência da graça e misericórdia de Deus. Durante seu tempo de ministério terreno, Jesus Cristo foi ouvido por pessoas de todas as classes sociais que o rodeavam. Enquanto ensinava aos seus discípulos, Ele os desafiava a refletirem sobre a Palavra de Deus e suas vidas. Certo dia, Jesus lhes propôs uma parábola, referindo-se especificamente àqueles que se consideravam justos e desprezavam os outros (Lucas 18.9-14). Ele falou de dois homens que subiram ao templo com o propósito de orar: um era fariseu, e o outro, publicano. Os fariseus pertenciam ao grupo religioso judaico, que se distinguia pela estrita obediê...

Música ou ministério?

Música ou ministério? O único ‘ministro de música’ acerca do qual o Senhor dirá: ‘Bem está, servo bom e fiel’ é aquele cuja vida confirma o que suas letras estão dizendo, e aquele cuja música é a parte menos importante de sua vida. Glorificar ao único que é digno tem de ser o mais importante objetivo do ministro. São palavras de Keith Green - Trata-se de um músico cristão norte-americano, cujo curto ministério teve grande influência na vida e formação ministerial de muitas pessoas. Gravou seu primeiro trabalho cristão em meados da década de 70, com pouco mais de 20 anos. Faleceu em 1982, vítima de um acidente aéreo, aos 28 anos de idade. Você pode saber mais sobre ele em www.lastdaysministries.org (site em inglês) O termo ‘ministro de música’ foi mais usual no passado; hoje nem tanto. Hoje dizemos ‘pastor de adoração’, ministro de louvor, músico cristão, etc. Mas creio que a declaração acima vale para qualquer um que em sua ministração use música ou qualquer outro tipo de a...