Pular para o conteúdo principal

VIVENDO O EVANGELHO DIA-A-DIA!

Aquele que diz que está nele também deve andar como ele andou.
1 João 2:6.


Porque muitas pessoas que se dizem evangélicas dão tão mau testemunho cristão? Ser chamado de evangélico há alguns anos atrás era uma classificação que socialmente, tinha uma característica por um lado antiquada em se tratando do tipo de roupa que a pessoa usava, e por outro, trazia o significado de uma pessoa honesta e correta nos seus negócios. Atualmente aqui no Brasil, ser evangélico é um “status” que está na moda. Constantemente os termos “evangélico” e “cristão” são confundidos. O termo “evangélico” está ligado ao evangelho, boas novas de salvação, porém não expressa o caráter de uma pessoa, mas uma classificação religiosa assim como protestante, católico e etc. O evangelho sim, está ligado com a cruz, morte para o pecado e vida nova em Jesus Cristo. No entanto o termo “cristão” está diretamente ligado ao caráter de alguém. Veja o seguinte texto: E, por todo um ano, se reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multidão. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos. Atos 11:26b. O motivo de serem os discípulos chamados de cristãos pela primeira vez, foi justamente a maneira como aquelas pessoas que antes eram ímpias e muitas delas religiosas, tiveram suas vidas transformadas por Jesus Cristo. Foram chamados de cristãos porque expressavam as características de Jesus Cristo. Suas atitudes agora se pareciam com a de Jesus Cristo e não mais como de antes. Não foi uma classificação religiosa, mas de caráter.

“Aquele que diz que está nele também deve andar como ele andou” - tem profundo significado para a vida do crente. A exortação do apóstolo João nos leva a uma verificação íntima, a um auto-exame que também foi ordenado por Paulo aos da Igreja de Corinto: Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados. 2 Coríntios 13:5. Estar em Cristo é o inicio da vida cristã e o pré-requisito básico para crescer em santidade.

“O cristianismo possui algo que o torna muito mais do que uma simples religião ou idealismo. Não é uma técnica e nem um método, e também não está fundamentado no cumprimento de princípios morais e éticos. É alguma coisa que faz dele uma experiência relevante para cada um de nós. O que torna o cristianismo tremendamente significativo é o seu conteúdo. É uma Pessoa, Cristo, que forma o real conteúdo da fé cristã, e não um conjunto de doutrinas.”

“Andar como Cristo andou é diferente de andar por onde Cristo andou. Ao cristão é emocionante passar pelos sítios onde Jesus exerceu o seu ministério, mas isso não contribui para sua santificação. Martinho Lutero (1483-1546) observou que não nos cumpre imitar o andar de Cristo por sobre o mar, mas a sua maneira normal de andar. Assim também devemos buscar a santidade e a bondade, ainda que não possamos praticar coisas maravilhosas, conforme Ele fez. Andar como ele andou é o imperativo moral do evangelho, é a santificação em ação.”

Você é um cristão ou um evangélico?

Comentários

Anônimo disse…
Gostei do texto. Ser Cristão é ter a Cristo como Senhor e Salvador e andar como Jesus andou é realmente andar em obediência à Sua Palavra.
alexandre -
www.mana-virtual.blogspot.com
É relevante saber a diferença entre um e outro, ao passo que muitos fazem essa confusão e seguem doutrinas e não a Cristo, com risco de perder a salvação por tal imprudência.

Lourdes
Jd. Novo Santo Amaro

Postagens mais visitadas deste blog

Você Já Nasceu de Novo? Parte 1

Você Já Nasceu de Novo? por J.C. Ryle Esta é uma das questões mais importantes do cristianismo. Jesus mesmo disse: “ Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus ” (Jo 3.3). Não é suficiente responder: “Eu pertenço a uma igreja cristã; portanto, suponho que já nasci de novo”. Milhões de cristãos nominais não manifestam nenhuma das características e sinais de serem pessoas nascidas de novo, os sinais e características que as Escrituras nos apresentam. Você gostaria de conhecer as marcas distintivas e as características de alguém que nasceu de novo? Preste atenção; eu as mostrarei utilizando a Primeira Carta de João. Primeiramente, João afirma: “ Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado… todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado ” (1 Jo 3.9; 5.18). Uma pessoa nascida de novo, ou seja, regenerada, não comete o pecado como um hábito. Não peca mais com seu coração, sua vontade e toda a sua inclinação natural, como o
  A intimidade do Senhor... A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança. Salmo 25.14 Lendo a Bíblia encontramos do começo ao fim orações e conversas com Deus. A oração é a maneira de nos comunicarmos com Deus, crendo que Ele nos ouve e deseja essa comunhão conosco. No entanto, com o avanço da tecnologia, o acúmulo de atividades e nosso pragmatismo, corremos o risco de passarmos o dia inteiro sem desejar que a vontade de Deus seja feita em cada área de nossas vidas. As tecnologias podem consumir nossa atenção; muitas atividades, podem consumir nosso tempo; o pragmatismo, pode consumir nossa fé e a comunhão com Deus, quando conseguimos resolver nossos problemas ou não temos grandes necessidades. É muito fácil sermos teóricos ou apenas técnicos a respeito da oração. Podemos obter muitas informações bíblicas e isso não significar nada em nossa fé e prática cristã. Nossas reações podem ser desesperadoras em tempos de aflição e descuidadas

COMO UM HOMEM PECADOR PODE APROXIMAR-SE DE DEUS QUE É TOTALMENTE SANTO? (1)

Nenhuma pessoa em seu estado mental saudável, entrará na jaula de um leão faminto sem o entendimento que será devorado. Será inevitável sua morte, mesmo que sua intenção seja a das melhores. De maneira semelhante, podemos considerar a morte certa de um pecador que tentar ficar na presença de Deus que é santo, mesmo tentando ser o melhor ser humano possível. Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá. Êxodo 33:20. A Bíblia nos diz que não há nenhum justo sequer na face da terra. Do céu olha o SENHOR para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. Salmos 14:2-3. O apóstolo Paulo diz na carta aos Romanos: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus. Romanos 3:10-11. Do homem sob a condenação do pecado e destinado a morte, a Bíblia diz: Por que haveis de ainda ser feridos, visto que continuais