O termo adoração significa inclinar-se, prostrar-se diante de; beijar a mão de alguém, em sinal de reverência. Entre os orientais, significa cair de joelhos e tocar o chão com a testa como uma expressão de profunda reverência. No Novo Testamento adorar (proskuneo) trás o sentido de ajoelhar-se ou prostrar-se, prestar homenagem ou reverência a alguém, seja para expressar respeito ou para suplicar. É comum e não normal, um entendimento errôneo desta questão tão fundamental para nossas vidas, como sendo apenas o momento que se presta um culto a Deus quando cristãos se reúnem para cantar, orar e ler a Bíblia.
A adoração está diretamente ligada com a vida, tanto no sentido mais amplo desta, como respirar, falar, dormir, acordar, se relacionar e etc., quanto no sentido espiritual mais restrito. Em ambos os sentidos adorar é parte fundamental da vida; o ser humano nasce e em sua genética ele é um adorador. O homem tem a necessidade de adorar, de se prostrar, de reverenciar algo, ou alguém; ele deseja ardentemente venerar, homenagear e respeitar. Em sua essência o ser humano deseja se entregar em adoração para que sua vida tenha sentido.
A questão importante é que enquanto o ser humano não encontra a verdadeira fonte de adoração, ele busca adorar uma pessoa, um objeto, uma entidade, ou a si mesmo. Nessa situação sua existência é como correr atrás de uma pipa solta ao vento; por mais que ele corra não consegue alcançá-la, pois está muito alta. Enquanto o homem se encanta com uma bela paisagem ou com seu reflexo no espelho, ele não consegue perceber e nem reconhecer o autor da existência.
É nesse ponto que precisamos dar mais atenção. Qual é o propósito de sua vida? É ter um emprego, ganhar dinheiro, ter um bom carro, uma casa e quem sabe uma família? Talvez não haja nada de errado com isso. Eu digo talvez, pois tanto essa ordem pode estar errada, quanto se isso é o que você mais almeja em sua vida. Se a sua adoração se restringe ao domingo e seus alvos prioritários são esses citados, de fato o seu alvo está fora da perspectiva de Deus para você.
Existem vários tipos de adoradores, mas Deus procura somente os verdadeiros, aqueles que têm a verdadeira vida no seu interior, o Senhor Jesus Cristo. Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. João 4:23
Não se deixe enganar, o que de fato pode nos fazer felizes é vivermos uma vida onde a glória de Deus está em primeiro lugar. Jesus Cristo disse em Marcos 7.5: Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
Onde está seu coração?
Pr Eric Gomes do Carmo
Comentários