Portanto,
vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o
tempo, porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. Efésios
5. 15-17
Quando se fala em
discernir o tempo presente, grande parcela do chamado mundo evangélico entende
que o assunto é de cunho profético, envolto numa interpretação de profecias
bíblicas para os nossos dias. Porém vamos ver neste estudo o que significa ter
discernimento espiritual e o que isso implica na prática da vida cristã diária.
Há várias palavras no
hebraico e grego bíblico que são traduzidas pelo verbo discernir ou por seu
substantivo - discernimento. Dentre elas podemos destacar os sinônimos: compreender,
discriminar, considerar, perceber, observar, fazer distinção, examinar, ser
inteligente, ter prudência. Salmos 19:12, Jonas 4:11, 1 Pedro 3:7, Efésios 3:4,
1 Coríntios 12:10, Hebreus 5:14, Mateus 16:3, Lucas 12:56, Hebreus 4:12, Salmos
36:3.
Em termos da vida de
um cristão, discernir significa balizar a maneira de pensar, a fé e prática de
vida a partir da Palavra de Deus, confrontando com o que está acontecendo no
mundo, a nossa volta e conosco. Significa também distinguir o quanto temos sido
influenciados por conceitos antibíblicos e voltarmos (arrependimento) para o
centro da vontade de Deus. E não vos
conformeis com este século, mas sede transformados (voz passiva, modo
imperativo) pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a
boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2
Em tempos atuais com
o surgimento de tantos absurdos teológicos, práticas eclesiásticas cada dia
mais extravagantes, deturpações de textos bíblicos e inversões dos valores
cristãos e éticos, é cada vez mais importante discernir os ataques e ações
contrárias à vida cristã. Muitas armadilhas aparecem em nossos dias, tentando
nos desviar da centralidade de Cristo e da vontade de Deus. Por isso há grande
perigo em deixamos aberta a porta de nossa mente. É necessário termos critérios
claros e convicção firme para rejeitar o que não é saudável e tomarmos decisões
sábias. Esses critérios e convicções, somente adquirimos no relacionamento
intimo com Deus, buscando nas Escrituras e na comunhão através da oração,
compreender qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Com a atual confusão
teológica emergente no meio evangélico brasileiro, tem sido cada vez mais
difícil com uma explicação simples, se dizer o que é um cristão. Por esse
motivo não se distingue com facilidade as bases bíblico teológicas; não é possível
saber exatamente o que os evangélicos atuais creem em relação a vários pontos
fundamentais da fé cristã como: o sacrifício de Cristo, regeneração,
justificação, pecado, santificação, soberania, adoração, etc., pois os temas
mais proeminentes de hoje estão centrados no homem e suas demandas.
A superficialidade no
estudo das Escrituras causada pela extrema ocupação do tempo com outras coisas,
em geral tem feito com que a interpretação bíblica seja delegada a líderes
religiosos da teologia liberal; de uma hermenêutica moldada pela mente
relativista, baseada em conceitos mundanos, ou ainda por linha doutrinária
legalista. Algumas causas podem ser apontadas: abandono do exame das Escrituras
(At 17.11); ausência de reflexão bíblica (1 Tm 4.15); conformismo (Rm 12.2);
passividade e medo.
Os movimentos
religiosos, bem como os políticos, econômicos e culturais sempre surgem em
oposição ao movimento vigente. É um movimento pendular oposto que tem o desejo
de libertar-se de um radicalismo, mas que em geral vai para outro radicalismo.
Teologia liberal (ou liberalismo teológico) é um movimento teológico cuja
produção se deu entre o final do século XVIII e o início do século XX.
Relativizando a autoridade da Bíblia, o liberalismo teológico estabeleceu uma
mescla da doutrina bíblica com a filosofia e as ciências da religião. Os liberais
ressaltam as implicações éticas do cristianismo fazendo-o não um dogma (ponto
fundamental e indiscutível de uma crença) a ser crido, mas um modo de viver e
conviver, um caminho de bem estar.
Para a fé cristã
histórica, a Escritura Sagrada é inerrante e os milagres do Antigo e Novo
Testamento ocorreram como descritos, assim como a morte e ressurreição física
de Jesus Cristo dentre os mortos, são todos considerados fatos. No entanto, na
linha da teologia liberal assuntos como criação, Adão, queda, milagres, morte e
ressurreição de Jesus Cristo, entre outros, são mitos e lendas inventadas pelo
povo judeu e pelos primeiros cristãos, em uma época quando ainda não havia
explicação racional e lógica para o sobrenatural. E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em
pleno conhecimento e toda a percepção, para aprovardes as coisas excelentes e
serdes sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo, cheios do fruto de justiça,
o qual é mediante Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus. Filipenses
1.9-11.
Entretanto, diante
dessa situação caótica há muitos cristãos sinceros buscando a verdade, querendo
conhecer a Cristo. Não podemos cair no engano de que Deus está agindo somente
nos nossos arraiais, ou que temos completo conhecimento das doutrinas
fundamentais, pois este pensamento gera orgulho espiritual, e o amor se esvai e
tudo não passa de inchaço teológico deformado. O resultado é a intolerância com
irmãos “mais fracos na fé” ou comunidades inteiras. Acolhei ao que é débil na fé, não, porém, para discutir opiniões.
Romanos 14.1
Em meio a essa
confusão teológica instalada em grande parte nos movimentos neopentecostais,
mas também em denominações tradicionais, podemos observar um declínio da fé em
função da ascensão da descentralização de Cristo e da centralização do homem
como motor de todas as coisas. Se de um lado a teologia da prosperidade coloca
o homem e suas ambições no centro, fazendo de Deus um serviçal, de outro perfil
o misticismo medieval (ausência de fé bíblica e ênfase na experiência) busca na
experiência sensorial sentir Deus. Tais
coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de
falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a
sensualidade. Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai
as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas
coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa
vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Colossenses 3:23-4:1-3.
Segundo um estudo
sobre o assunto do misticismo medieval a “Experiência mística implica o desejo
da união com Deus e que atingir essa união certamente conduz a mudanças na
consciência do sujeito. O misticismo (...) é sempre na sua essência a exaltação
levada ao extremo dos limites não racionais da religião”. Onde as Escrituras
não são cridas como infalível Palavra de Deus inerrante, conceitos liberais e
antibíblicos surgirão para nortear as convicções. Soma-se a isso o materialismo
gerando a secularização da vida.
Há um apelo da
teologia liberal por algo novo que ultrapasse o que tem sido firmado, crido e
confessado há séculos pelas Escrituras, progredindo para uma teologia
contemporânea e brasileira. Isso só seria autentico se não houvesse a verdade
absoluta de Deus transcendende culturas, gerações e o tempo. Em defesa de uma
postura não exclusivista, muitos assumem uma prática de vida mais parecida com
o mundo do que com Cristo. Na ânsia por fazer um movimento pendular oposto o
mais distante possível dos modelos de vida cristã das décadas anteriores
considerados arcaicos, muitos rejeitam pontos fundamentais da teologia bíblica.
Por esta razão, importa que nos
apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos
desviemos. Hebreus 2.1
A ausência de homens
maduros na fé, maridos comprometidos com o reino de Deus, de esposas tementes a
Deus que se dedicam no ensino das Escrituras aos seus filhos, daqueles que
priorizam a vontade de Deus ao invés da correria ao sucesso profissional, o
desejo de não parecer um cristão arcaico, tem sido a porta de entrada de muitos
desvios teológicos na igreja contemporânea. A busca de alguma maneira para
satisfazer a ansiedade por paz e quietude da alma, tem feito com que muitos
fiquem presos a entretenimentos das mídias, a festas e prazeres. O apóstolo
Paulo diz ao jovem Timóteo: Tem cuidado
de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim,
salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes. 1 Timóteo 4: 16
Nesta linha,
sutilmente os fundamentos da fé vão sendo solapados. Como disse um teólogo:
“Onde a ética da Bíblia é vista como ultrapassada, fica aberta a porta para a
conformação da ética da Igreja à ética do mundo”. Porém amados, precisamos colocar os olhos no Senhor Jesus Cristo,
porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é
Jesus Cristo. 1 Coríntios 3:11
O discernimento é
essencial no processo de tomar decisões sábias e se alguém está precisando de
sabedoria a Bíblia nos diz: Ora, se
algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente
e não censura, e ser-lhe-á dada. Tiago 1:5. O discernimento é essencial
para o crescimento espiritual, e só cresce quem se alimenta da Palavra de Deus.
Mas o alimento sólido é para os adultos,
os quais têm, pela prática, as faculdades exercitadas para discernir tanto o
bem como o mal. Hebreus 5:14. Não se trata de esperteza humana, mas de
discernimento espiritual. As quais
também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com
palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com
espirituais. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus,
porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem
espiritualmente. 1 Coríntios 2:13-14
Mais dois textos para
meditarmos nesse dia: Ora, o intuito da
presente admoestação visa ao amor que procede de coração puro, e de consciência
boa, e de fé sem hipocrisia. Desviando-se algumas pessoas destas coisas,
perderam-se em loquacidade frívola, pretendendo passar por mestres da lei, não
compreendendo, todavia, nem o que dizem, nem os assuntos sobre os quais fazem
ousadas asseverações. 1 Timóteo 1.5-7
Quanto
ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é
justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há
alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4:8.
Eric Gomes do Carmo
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