Pular para o conteúdo principal

DISCERNINDO O TEMPO PRESENTE


Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. Efésios 5. 15-17

Quando se fala em discernir o tempo presente, grande parcela do chamado mundo evangélico entende que o assunto é de cunho profético, envolto numa interpretação de profecias bíblicas para os nossos dias. Porém vamos ver neste estudo o que significa ter discernimento espiritual e o que isso implica na prática da vida cristã diária.

Há várias palavras no hebraico e grego bíblico que são traduzidas pelo verbo discernir ou por seu substantivo - discernimento. Dentre elas podemos destacar os sinônimos: compreender, discriminar, considerar, perceber, observar, fazer distinção, examinar, ser inteligente, ter prudência. Salmos 19:12, Jonas 4:11, 1 Pedro 3:7, Efésios 3:4, 1 Coríntios 12:10, Hebreus 5:14, Mateus 16:3, Lucas 12:56, Hebreus 4:12, Salmos 36:3.

Em termos da vida de um cristão, discernir significa balizar a maneira de pensar, a fé e prática de vida a partir da Palavra de Deus, confrontando com o que está acontecendo no mundo, a nossa volta e conosco. Significa também distinguir o quanto temos sido influenciados por conceitos antibíblicos e voltarmos (arrependimento) para o centro da vontade de Deus. E não vos conformeis com este século, mas sede transformados (voz passiva, modo imperativo) pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2

Em tempos atuais com o surgimento de tantos absurdos teológicos, práticas eclesiásticas cada dia mais extravagantes, deturpações de textos bíblicos e inversões dos valores cristãos e éticos, é cada vez mais importante discernir os ataques e ações contrárias à vida cristã. Muitas armadilhas aparecem em nossos dias, tentando nos desviar da centralidade de Cristo e da vontade de Deus. Por isso há grande perigo em deixamos aberta a porta de nossa mente. É necessário termos critérios claros e convicção firme para rejeitar o que não é saudável e tomarmos decisões sábias. Esses critérios e convicções, somente adquirimos no relacionamento intimo com Deus, buscando nas Escrituras e na comunhão através da oração, compreender qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Com a atual confusão teológica emergente no meio evangélico brasileiro, tem sido cada vez mais difícil com uma explicação simples, se dizer o que é um cristão. Por esse motivo não se distingue com facilidade as bases bíblico teológicas; não é possível saber exatamente o que os evangélicos atuais creem em relação a vários pontos fundamentais da fé cristã como: o sacrifício de Cristo, regeneração, justificação, pecado, santificação, soberania, adoração, etc., pois os temas mais proeminentes de hoje estão centrados no homem e suas demandas.

A superficialidade no estudo das Escrituras causada pela extrema ocupação do tempo com outras coisas, em geral tem feito com que a interpretação bíblica seja delegada a líderes religiosos da teologia liberal; de uma hermenêutica moldada pela mente relativista, baseada em conceitos mundanos, ou ainda por linha doutrinária legalista. Algumas causas podem ser apontadas: abandono do exame das Escrituras (At 17.11); ausência de reflexão bíblica (1 Tm 4.15); conformismo (Rm 12.2); passividade e medo.

Os movimentos religiosos, bem como os políticos, econômicos e culturais sempre surgem em oposição ao movimento vigente. É um movimento pendular oposto que tem o desejo de libertar-se de um radicalismo, mas que em geral vai para outro radicalismo. Teologia liberal (ou liberalismo teológico) é um movimento teológico cuja produção se deu entre o final do século XVIII e o início do século XX. Relativizando a autoridade da Bíblia, o liberalismo teológico estabeleceu uma mescla da doutrina bíblica com a filosofia e as ciências da religião. Os liberais ressaltam as implicações éticas do cristianismo fazendo-o não um dogma (ponto fundamental e indiscutível de uma crença) a ser crido, mas um modo de viver e conviver, um caminho de bem estar.

Para a fé cristã histórica, a Escritura Sagrada é inerrante e os milagres do Antigo e Novo Testamento ocorreram como descritos, assim como a morte e ressurreição física de Jesus Cristo dentre os mortos, são todos considerados fatos. No entanto, na linha da teologia liberal assuntos como criação, Adão, queda, milagres, morte e ressurreição de Jesus Cristo, entre outros, são mitos e lendas inventadas pelo povo judeu e pelos primeiros cristãos, em uma época quando ainda não havia explicação racional e lógica para o sobrenatural. E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção, para aprovardes as coisas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o Dia de Cristo, cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus. Filipenses 1.9-11.

Entretanto, diante dessa situação caótica há muitos cristãos sinceros buscando a verdade, querendo conhecer a Cristo. Não podemos cair no engano de que Deus está agindo somente nos nossos arraiais, ou que temos completo conhecimento das doutrinas fundamentais, pois este pensamento gera orgulho espiritual, e o amor se esvai e tudo não passa de inchaço teológico deformado. O resultado é a intolerância com irmãos “mais fracos na fé” ou comunidades inteiras. Acolhei ao que é débil na fé, não, porém, para discutir opiniões. Romanos 14.1

Em meio a essa confusão teológica instalada em grande parte nos movimentos neopentecostais, mas também em denominações tradicionais, podemos observar um declínio da fé em função da ascensão da descentralização de Cristo e da centralização do homem como motor de todas as coisas. Se de um lado a teologia da prosperidade coloca o homem e suas ambições no centro, fazendo de Deus um serviçal, de outro perfil o misticismo medieval (ausência de fé bíblica e ênfase na experiência) busca na experiência sensorial sentir Deus. Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade. Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Colossenses 3:23-4:1-3.

Segundo um estudo sobre o assunto do misticismo medieval a “Experiência mística implica o desejo da união com Deus e que atingir essa união certamente conduz a mudanças na consciência do sujeito. O misticismo (...) é sempre na sua essência a exaltação levada ao extremo dos limites não racionais da religião”. Onde as Escrituras não são cridas como infalível Palavra de Deus inerrante, conceitos liberais e antibíblicos surgirão para nortear as convicções. Soma-se a isso o materialismo gerando a secularização da vida.

Há um apelo da teologia liberal por algo novo que ultrapasse o que tem sido firmado, crido e confessado há séculos pelas Escrituras, progredindo para uma teologia contemporânea e brasileira. Isso só seria autentico se não houvesse a verdade absoluta de Deus transcendende culturas, gerações e o tempo. Em defesa de uma postura não exclusivista, muitos assumem uma prática de vida mais parecida com o mundo do que com Cristo. Na ânsia por fazer um movimento pendular oposto o mais distante possível dos modelos de vida cristã das décadas anteriores considerados arcaicos, muitos rejeitam pontos fundamentais da teologia bíblica. Por esta razão, importa que nos apeguemos, com mais firmeza, às verdades ouvidas, para que delas jamais nos desviemos. Hebreus 2.1

A ausência de homens maduros na fé, maridos comprometidos com o reino de Deus, de esposas tementes a Deus que se dedicam no ensino das Escrituras aos seus filhos, daqueles que priorizam a vontade de Deus ao invés da correria ao sucesso profissional, o desejo de não parecer um cristão arcaico, tem sido a porta de entrada de muitos desvios teológicos na igreja contemporânea. A busca de alguma maneira para satisfazer a ansiedade por paz e quietude da alma, tem feito com que muitos fiquem presos a entretenimentos das mídias, a festas e prazeres. O apóstolo Paulo diz ao jovem Timóteo: Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes. 1 Timóteo 4: 16

Nesta linha, sutilmente os fundamentos da fé vão sendo solapados. Como disse um teólogo: “Onde a ética da Bíblia é vista como ultrapassada, fica aberta a porta para a conformação da ética da Igreja à ética do mundo”. Porém amados, precisamos colocar os olhos no Senhor Jesus Cristo, porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. 1 Coríntios 3:11

O discernimento é essencial no processo de tomar decisões sábias e se alguém está precisando de sabedoria a Bíblia nos diz: Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada. Tiago 1:5. O discernimento é essencial para o crescimento espiritual, e só cresce quem se alimenta da Palavra de Deus. Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais têm, pela prática, as faculdades exercitadas para discernir tanto o bem como o mal. Hebreus 5:14. Não se trata de esperteza humana, mas de discernimento espiritual. As quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 1 Coríntios 2:13-14

Mais dois textos para meditarmos nesse dia: Ora, o intuito da presente admoestação visa ao amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia. Desviando-se algumas pessoas destas coisas, perderam-se em loquacidade frívola, pretendendo passar por mestres da lei, não compreendendo, todavia, nem o que dizem, nem os assuntos sobre os quais fazem ousadas asseverações. 1 Timóteo 1.5-7

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. Filipenses 4:8.

Eric Gomes do Carmo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você Já Nasceu de Novo? Parte 1

Você Já Nasceu de Novo? por J.C. Ryle Esta é uma das questões mais importantes do cristianismo. Jesus mesmo disse: “ Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus ” (Jo 3.3). Não é suficiente responder: “Eu pertenço a uma igreja cristã; portanto, suponho que já nasci de novo”. Milhões de cristãos nominais não manifestam nenhuma das características e sinais de serem pessoas nascidas de novo, os sinais e características que as Escrituras nos apresentam. Você gostaria de conhecer as marcas distintivas e as características de alguém que nasceu de novo? Preste atenção; eu as mostrarei utilizando a Primeira Carta de João. Primeiramente, João afirma: “ Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado… todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado ” (1 Jo 3.9; 5.18). Uma pessoa nascida de novo, ou seja, regenerada, não comete o pecado como um hábito. Não peca mais com seu coração, sua vontade e toda a sua inclinação natural, como o
  A intimidade do Senhor... A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança. Salmo 25.14 Lendo a Bíblia encontramos do começo ao fim orações e conversas com Deus. A oração é a maneira de nos comunicarmos com Deus, crendo que Ele nos ouve e deseja essa comunhão conosco. No entanto, com o avanço da tecnologia, o acúmulo de atividades e nosso pragmatismo, corremos o risco de passarmos o dia inteiro sem desejar que a vontade de Deus seja feita em cada área de nossas vidas. As tecnologias podem consumir nossa atenção; muitas atividades, podem consumir nosso tempo; o pragmatismo, pode consumir nossa fé e a comunhão com Deus, quando conseguimos resolver nossos problemas ou não temos grandes necessidades. É muito fácil sermos teóricos ou apenas técnicos a respeito da oração. Podemos obter muitas informações bíblicas e isso não significar nada em nossa fé e prática cristã. Nossas reações podem ser desesperadoras em tempos de aflição e descuidadas

COMO UM HOMEM PECADOR PODE APROXIMAR-SE DE DEUS QUE É TOTALMENTE SANTO? (1)

Nenhuma pessoa em seu estado mental saudável, entrará na jaula de um leão faminto sem o entendimento que será devorado. Será inevitável sua morte, mesmo que sua intenção seja a das melhores. De maneira semelhante, podemos considerar a morte certa de um pecador que tentar ficar na presença de Deus que é santo, mesmo tentando ser o melhor ser humano possível. Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá. Êxodo 33:20. A Bíblia nos diz que não há nenhum justo sequer na face da terra. Do céu olha o SENHOR para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. Salmos 14:2-3. O apóstolo Paulo diz na carta aos Romanos: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus. Romanos 3:10-11. Do homem sob a condenação do pecado e destinado a morte, a Bíblia diz: Por que haveis de ainda ser feridos, visto que continuais