Pular para o conteúdo principal

A Expressão da Criatividade Divina

A arte é um dos meios de maior expressividade do ser humano. Através das artes plásticas, cênicas, música e literatura o homem tem manifestado sua capacidade artística criativa.
 
No entanto, ao olhar para a natureza em sua exuberante engenhosidade, colorido e beleza, assim como ouvir a frequência das vibrações sonoras no mundo, podemos perceber que a sensibilidade artística do ser humano é traço marcante de uma inteligência superior.
 
Não há como admirar a pintura do quadro Monalisa sem concluir que foi originalmente pintado por um artista, assim como não é possível admirarmos a natureza e concluirmos que tudo adveio de uma explosão.
 
É contra a razão humana não concluir que um ser superior, o qual a Bíblia chama de Elohiym (soberano, criador, governante), criou o mundo e tudo o que nele há. Após a Criação, Deus viu que tudo era bom. No sexto dia, após criar o homem e a mulher é dito: Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom (Gênesis 1.31). Bavinck (1854-1921) diz: “A arte também é um dom de Deus. Como o Senhor não é apenas verdade e santidade, mas também glória, Ele expande a beleza de Seu nome sobre todas as Suas obras”.
 
Mas o mesmo homem criado a imagem de Deus (retidão, inteligência, razão e afeições) optou por sua própria glória ao invés da glória do seu Criador. A imago dei foi terrivelmente deformada devido ao pecado. Como disse o teólogo Hermisten Maia “o pecado, que consiste na quebra de relacionamento com Deus, trouxe ao ser humano diversas consequências. Entre elas, a perda da sensibilidade espiritual. O ser humano perdeu a capacidade de reconhecer a Deus em Seus atos manifestos em toda a Criação, na Escritura e, plenamente revelado, em Cristo Jesus”.
 
Temos um impulso de glorificar o artista humano mais que o Artista supremo. Com facilidade podemos admirar o desempenho de aviões a jato, de um super computador ou mesmo a arquitetura de uma mega catedral, mas muitas vezes nos esquecemos de considerar o complexo e performático voo de um pequeno colibri e a maravilhosa criatividade e sabedoria de quem o criou.
 
Jesus Cristo é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. 1 Coríntios 1.15,16.
 
Jesus Cristo veio restaurar a imagem e semelhança de Deus no homem. A Cruz é o ponto alto dessa imensurável graça de Deus, onde ele atraiu para si o pecado deformante do homem. Jesus se fez pecado e os céus se escureceram naquele momento, cobrindo a feiura que causamos Nele. Jesus Cristo morreu a nossa morte para, na Sua ressurreição dentre os mortos, nos dar a Sua Vida.
 
Em Efésios 2:10, o apóstolo Paulo diz que “somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas”. Somos o poema de Deus, obras de Deus como criador, uma expressão artística de Deus.  Essa é a maior expressão criativa de Deus. Em Cristo Deus refez a criação humana deformada pelo pecado com suas egocêntricas atitudes e nos permite agora apreciar a Sua Glória, a bela arte, as pessoas e toda a criação.
 
Quando Adão e Eva pecaram seus olhos foram abertos e puderam ver em si a deformidade do pecado. Quando uma pessoa é regenerada em Cristo Jesus, seus olhos são abertos para ver a glória e o reino de Deus e entrar. Que nesta noite possamos dar glória a Deus por sua graça e  contemplar a arte como dádiva de um Deus criativo e amoroso.

Eric Gomes do Carmo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIVENDO O EVANGELHO DIA-A-DIA!

Aquele que diz que está nele também deve andar como ele andou. 1 João 2:6. Porque muitas pessoas que se dizem evangélicas dão tão mau testemunho cristão? Ser chamado de evangélico há alguns anos atrás era uma classificação que socialmente, tinha uma característica por um lado antiquada em se tratando do tipo de roupa que a pessoa usava, e por outro, trazia o significado de uma pessoa honesta e correta nos seus negócios. Atualmente aqui no Brasil, ser evangélico é um “status” que está na moda. Constantemente os termos “evangélico” e “cristão” são confundidos. O termo “evangélico” está ligado ao evangelho, boas novas de salvação, porém não expressa o caráter de uma pessoa, mas uma classificação religiosa assim como protestante, católico e etc. O evangelho sim, está ligado com a cruz, morte para o pecado e vida nova em Jesus Cristo. No entanto o termo “cristão” está diretamente ligado ao caráter de alguém. Veja o seguinte texto: E, por todo um ano, se reuniram naquela igreja e ensinaram n...

O MEU TEMPO

O MEU TEMPO Olá irmãos, segue uma reflexão para essa semana. Para aqueles que conseguirem ler até o fim! Bendirei o SENHOR em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios. Gloriar-se-á no SENHOR a minha alma; os humildes o ouvirão e se alegrarão. Salmo 34.1,2 Não sou impedido aqui no Brasil de ir à igreja. Também não sou impedido de ler a minha Bíblia e conhecer a verdade. Tão pouco sou impedido de ter um relacionamento íntimo com o meu Senhor Salvador Jesus Cristo. Mas posso me envolver com muitas outras coisas, pois sou livre e com isso ficar bem atarefado. O meu tempo pode ficar tão ocupado, de maneira que não sobre algum para desenvolver um relacionamento com Jesus Cristo. Posso ficar tão distraído com as coisas, que só sobrará aqueles minutinhos antes de dormir para fazer uma oração. De fato sou livre em Jesus Cristo, mas muitas coisas tentam me dominar e querem me levam a ficar ocupado em questões não essenciais da vida, e com isso me envolvo em inúmeros ...

DOIS FILHOS E O ARREPENDIMENTO

E que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Chegando- se ao primeiro, disse: Filho, vai hoje trabalhar na vinha. Ele respondeu: Sim, senhor; porém não foi. Dirigindo- se ao segundo, disse- lhe a mesma coisa. Mas este respondeu: Não quero; depois, arrependido, foi. Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram: O segundo. Declarou- lhes Jesus: Em verdade vos digo que publicanos e meretrizes vos precedem no reino de Deus. Porque João veio a vós outros no caminho da just...iça, e não acreditastes nele; ao passo que publicanos e meretrizes creram. Vós, porém, mesmo vendo isto, não vos arrependestes, afinal, para acreditardes nele. (Mateus 21:28-32) Quem conhece sua própria condição não sustenta soberba ou arrogância, mas por causa do amor de Deus se derrama diante DEle clamando sua misericórdia. Contextualizando, publicanos eram pessoas non gratas no meio dos judeus, pois cobravam impostos desonestos de seus pares. As meretrizes ou prostitutas eram consideradas impuras e por is...