Pular para o conteúdo principal

A Expressão da Criatividade Divina

A arte é um dos meios de maior expressividade do ser humano. Através das artes plásticas, cênicas, música e literatura o homem tem manifestado sua capacidade artística criativa.
 
No entanto, ao olhar para a natureza em sua exuberante engenhosidade, colorido e beleza, assim como ouvir a frequência das vibrações sonoras no mundo, podemos perceber que a sensibilidade artística do ser humano é traço marcante de uma inteligência superior.
 
Não há como admirar a pintura do quadro Monalisa sem concluir que foi originalmente pintado por um artista, assim como não é possível admirarmos a natureza e concluirmos que tudo adveio de uma explosão.
 
É contra a razão humana não concluir que um ser superior, o qual a Bíblia chama de Elohiym (soberano, criador, governante), criou o mundo e tudo o que nele há. Após a Criação, Deus viu que tudo era bom. No sexto dia, após criar o homem e a mulher é dito: Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom (Gênesis 1.31). Bavinck (1854-1921) diz: “A arte também é um dom de Deus. Como o Senhor não é apenas verdade e santidade, mas também glória, Ele expande a beleza de Seu nome sobre todas as Suas obras”.
 
Mas o mesmo homem criado a imagem de Deus (retidão, inteligência, razão e afeições) optou por sua própria glória ao invés da glória do seu Criador. A imago dei foi terrivelmente deformada devido ao pecado. Como disse o teólogo Hermisten Maia “o pecado, que consiste na quebra de relacionamento com Deus, trouxe ao ser humano diversas consequências. Entre elas, a perda da sensibilidade espiritual. O ser humano perdeu a capacidade de reconhecer a Deus em Seus atos manifestos em toda a Criação, na Escritura e, plenamente revelado, em Cristo Jesus”.
 
Temos um impulso de glorificar o artista humano mais que o Artista supremo. Com facilidade podemos admirar o desempenho de aviões a jato, de um super computador ou mesmo a arquitetura de uma mega catedral, mas muitas vezes nos esquecemos de considerar o complexo e performático voo de um pequeno colibri e a maravilhosa criatividade e sabedoria de quem o criou.
 
Jesus Cristo é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. 1 Coríntios 1.15,16.
 
Jesus Cristo veio restaurar a imagem e semelhança de Deus no homem. A Cruz é o ponto alto dessa imensurável graça de Deus, onde ele atraiu para si o pecado deformante do homem. Jesus se fez pecado e os céus se escureceram naquele momento, cobrindo a feiura que causamos Nele. Jesus Cristo morreu a nossa morte para, na Sua ressurreição dentre os mortos, nos dar a Sua Vida.
 
Em Efésios 2:10, o apóstolo Paulo diz que “somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas”. Somos o poema de Deus, obras de Deus como criador, uma expressão artística de Deus.  Essa é a maior expressão criativa de Deus. Em Cristo Deus refez a criação humana deformada pelo pecado com suas egocêntricas atitudes e nos permite agora apreciar a Sua Glória, a bela arte, as pessoas e toda a criação.
 
Quando Adão e Eva pecaram seus olhos foram abertos e puderam ver em si a deformidade do pecado. Quando uma pessoa é regenerada em Cristo Jesus, seus olhos são abertos para ver a glória e o reino de Deus e entrar. Que nesta noite possamos dar glória a Deus por sua graça e  contemplar a arte como dádiva de um Deus criativo e amoroso.

Eric Gomes do Carmo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você Já Nasceu de Novo? Parte 1

Você Já Nasceu de Novo? por J.C. Ryle Esta é uma das questões mais importantes do cristianismo. Jesus mesmo disse: “ Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus ” (Jo 3.3). Não é suficiente responder: “Eu pertenço a uma igreja cristã; portanto, suponho que já nasci de novo”. Milhões de cristãos nominais não manifestam nenhuma das características e sinais de serem pessoas nascidas de novo, os sinais e características que as Escrituras nos apresentam. Você gostaria de conhecer as marcas distintivas e as características de alguém que nasceu de novo? Preste atenção; eu as mostrarei utilizando a Primeira Carta de João. Primeiramente, João afirma: “ Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado… todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado ” (1 Jo 3.9; 5.18). Uma pessoa nascida de novo, ou seja, regenerada, não comete o pecado como um hábito. Não peca mais com seu coração, sua vontade e toda a sua inclinação natural, como o
  A intimidade do Senhor... A intimidade do SENHOR é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança. Salmo 25.14 Lendo a Bíblia encontramos do começo ao fim orações e conversas com Deus. A oração é a maneira de nos comunicarmos com Deus, crendo que Ele nos ouve e deseja essa comunhão conosco. No entanto, com o avanço da tecnologia, o acúmulo de atividades e nosso pragmatismo, corremos o risco de passarmos o dia inteiro sem desejar que a vontade de Deus seja feita em cada área de nossas vidas. As tecnologias podem consumir nossa atenção; muitas atividades, podem consumir nosso tempo; o pragmatismo, pode consumir nossa fé e a comunhão com Deus, quando conseguimos resolver nossos problemas ou não temos grandes necessidades. É muito fácil sermos teóricos ou apenas técnicos a respeito da oração. Podemos obter muitas informações bíblicas e isso não significar nada em nossa fé e prática cristã. Nossas reações podem ser desesperadoras em tempos de aflição e descuidadas

COMO UM HOMEM PECADOR PODE APROXIMAR-SE DE DEUS QUE É TOTALMENTE SANTO? (1)

Nenhuma pessoa em seu estado mental saudável, entrará na jaula de um leão faminto sem o entendimento que será devorado. Será inevitável sua morte, mesmo que sua intenção seja a das melhores. De maneira semelhante, podemos considerar a morte certa de um pecador que tentar ficar na presença de Deus que é santo, mesmo tentando ser o melhor ser humano possível. Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá. Êxodo 33:20. A Bíblia nos diz que não há nenhum justo sequer na face da terra. Do céu olha o SENHOR para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. Salmos 14:2-3. O apóstolo Paulo diz na carta aos Romanos: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus. Romanos 3:10-11. Do homem sob a condenação do pecado e destinado a morte, a Bíblia diz: Por que haveis de ainda ser feridos, visto que continuais