Nenhuma pessoa em seu estado mental saudável, entrará na jaula de um leão faminto sem o entendimento que será devorado. Será inevitável sua morte, mesmo que sua intenção seja a das melhores. De maneira semelhante, podemos considerar a morte certa de um pecador que tentar ficar na presença de Deus que é santo, mesmo tentando ser o melhor ser humano possível. Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá. Êxodo 33:20.
A Bíblia nos diz que não há nenhum justo sequer na face da terra. Do céu olha o SENHOR para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer. Salmos 14:2-3. O apóstolo Paulo diz na carta aos Romanos: Não há justo, nem um sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus. Romanos 3:10-11.
Do homem sob a condenação do pecado e destinado a morte, a Bíblia diz: Por que haveis de ainda ser feridos, visto que continuais em rebeldia? Toda a cabeça está doente, e todo o coração, enfermo. Desde a planta do pé até à cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, contusões e chagas inflamadas, umas e outras não espremidas, nem atadas, nem amolecidas com óleo. Isaías 1:5-6.
Sendo Deus totalmente santo e o homem totalmente pecador, quem poderia permanecer na presença de Deus sem que fosse fulminado? Estaria nas mãos do próprio homem a solução desse terrível problema? Pensar que o homem pode resolver essa questão, é o mesmo que pedir que uma pessoa realize em si mesma, uma cirurgia cardíaca. Isso é impossível!
O Supremo Juiz sentenciou: Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá. Ezequiel 18:4. Não há escapatória, todos pecaram, todos estão condenados e por isso, todos estão fadados a morte eterna.
Mas espere aí! Então é isso? Não há solução para o homem? Há sim, há uma solução, mas ela não vem de nenhum recurso que o ser humano possa ter. A solução vem do próprio Deus. O Supremo Juiz transferiu a sentença de morte para o Seu Filho, afim de justificar a todos os que creem nEle. Mas Deus não seria injusto ao colocar sobre um Justo toda a condenação do pecador?
Desde que o Filho quis livremente em Sua vontade, se colocar no lugar do pecador, sua justiça foi imputada àquele que cometeu pecado e livrou-o da morte eterna. Jesus Cristo levou sobre si toda a minha iniquidade! Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si. Isaías 53:11.
Eric G. do Carmo
E que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Chegando- se ao primeiro, disse: Filho, vai hoje trabalhar na vinha. Ele respondeu: Sim, senhor; porém não foi. Dirigindo- se ao segundo, disse- lhe a mesma coisa. Mas este respondeu: Não quero; depois, arrependido, foi. Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram: O segundo. Declarou- lhes Jesus: Em verdade vos digo que publicanos e meretrizes vos precedem no reino de Deus. Porque João veio a vós outros no caminho da just...iça, e não acreditastes nele; ao passo que publicanos e meretrizes creram. Vós, porém, mesmo vendo isto, não vos arrependestes, afinal, para acreditardes nele. (Mateus 21:28-32) Quem conhece sua própria condição não sustenta soberba ou arrogância, mas por causa do amor de Deus se derrama diante DEle clamando sua misericórdia. Contextualizando, publicanos eram pessoas non gratas no meio dos judeus, pois cobravam impostos desonestos de seus pares. As meretrizes ou prostitutas eram consideradas impuras e por is...
Comentários